Tudo o que você precisa saber sobre secura de boca.

Pelo menos 3 em cada 10 pessoas sofrem de boca seca ou xerostomia, uma condição onde há pouca ou nenhuma saliva na boca. Para algumas pessoas, esta situação pode significar apenas um desconforto transitório causado por influências do dia a dia, uso de alguns tipos de medicamentos, uma situação estressante ou longos períodos de conversa. bocaseca1Mas para outros, isto pode ser um problema persistente, enfrentado diariamente. Nestes casos, a boca seca é geralmente o efeito colateral de condições sistêmicas mais sérias, incluindo Síndrome de Sjögren, artrite reumatóide entre outras doenças.  Tratamentos como quimioterapia ou radioterapia também podem resultar em condições severas de secura de boca.

A função da saliva não é apenas manter a boca úmida, ela torna possível a mastigação e a deglutição dos alimentos, ajudando na digestão. A saliva também age como um lubrificante, ajudando a proteger os dentes contra a cárie dental e prevenindo infecções, através do controle de bactérias e fungos na boca.

Níveis insuficientes de saliva podem causar problemas incluindo:

- Dificuldade para mastigar, engolir, ou falar
bocaseca2- Mau hálito – também conhecido como halitose
- Cárie dental, erosão dental e doença gengival
- Lábios rachados
- Língua áspera, ressecada
- Feridas bucais e úlceras
- Sensação de queimação na boca
- Candidíase bucal
- Sono interrompido por causa da sede
- Problemas no uso de próteses dentárias

Geralmente, saliva é uma das coisas que não damos valor até o dia em que ficamos sem ela. A boca seca afeta pelo menos um terço dos adultos da população mundial. As glândulas salivares normais produzem cerca de 4 a 6 xícaras de saliva por dia, mas quando esta quantidade baixa significativamente, os sintomas de boca seca podem se desenvolver rapidamente. Os sintomas de xerostomia podem variar desde leve ressecamento até dor, ardência e queimação na boca. Algumas conseqüências comuns podem ser halitose, doença gengival e aumento da cárie dental.

As causas da xerostomia são numerosas sendo a causa mais comum desta disfunção salivar está associada ao uso de medicamentos de diferentes tipos. Existem mais de 400 medicamentos que podem induzir xerostomia, mas os mais comuns são medicações alérgicas, antidepressivos, calmantes, anti-hipertensivos e diuréticos. O uso excessivo de café também pode causar a boca seca. Outras causas são o envelhecimento, a desidratação e o uso de enxaguantes com álcool. Outras causas menos comuns são radioterapia de cabeça e pescoço, quimioterapia, pacientes com Síndrome de Sjögren, diabetes e outras doenças auto imunes.

Como a boca seca afeta o meu hálito

Xerostomia é uma causa muito comum de halitose e contribui para várias mudanças bucais. Em uma boca seca as bactérias se tornam mais concentradas na saliva e os Compostos Sulfurados Voláteis – CSV, que as bactérias produzem, tendem a evaporar mais facilmente no ar. Quando isto ocorre, o mau hálito fica mais forte e mais perceptível. Adicionalmente, o pH da boca fica alterado e predispõe a um meio ambiente favorável ao crescimento das bactérias anaeróbias. Como há menos saliva, o efeito de limpeza da saliva fica reduzido e isto resulta em mais bactérias e restos celulares acumulados na cavidade oral.

Eu consigo eliminar a minha condição de boca seca?

A secura bucal é uma das mais difíceis condições orais de se eliminar completamente. Como a secura bucal é um fator contribuinte para a halitose (mau hálito), é fácil entender porque tantos portadores de halitose também têm condições de boca seca. Após tratarmos milhares de pacientes com amba condições (boca seca e mau hálito), nós conseguimos melhora em suas condições de boca seca, que variam desde uma melhora regular até o estado normal de fluxo salivar. Entretanto, existe um pequeno número de pacientes em que o fluxo salivar permanece inalterado. A primeira e mais simples recomendação para os pacientes é consumir pelo menos 8 copos de água por dia. Mascar chicletes sem açúcar também ajuda a aumentar o fluxo salivar, enquanto mastiga. Evitar fumar também é importante não apenas para manter a saúde, mas fumar também aumenta o ressecamento da boca.

Dicas adicionais para aliviar os sintomas de boca seca:

- Evitar bebidas alcoólicas
- Evitar o uso de enxaguantes com álcool
- Evitar bebidas com cafeína, inclusive chá, café e alguns refrigerantes
- Evitar comidas picantes e salgadas que podem causar dor em uma        boca seca
- Evitar comida muito seca, como farinha e biscoitos
- Usar um umidificador à noite no quarto
- Usar um lubrificante nos lábios rachados

Causas transitórias de boca seca incluem:

- Respiração bucal
- Tabagismo
- Ronco
- Stress
- Uso de antisépticos bucais com álcool
- Consumo de bebidas alcoólicas e bebidas com cafeína
- Ficar sem comida ou água
- Viver ou trabalhar em uma atmosfera seca ou empoeirada
- Ter uma profissão que exige falar muito como professor, locutor ou ator
- Uso de medicamentos calmantes, antidepressivos, descongestionantes, antihistamínicos, antihipertensivos, diuréticos, alguns medicamentos utilizados para emagrecer e outros.

Condições médicas que podem causar boca seca por longo período:

- Síndrome de Sjögren
- Síndrome de Fibromialgia e Síndrome de Fadiga crônica
- Diabetes
- Artrite Reumatóide
- Lupus
- Esclerodermia
- Doença de Parkinson
- HIV/Aids
- Radioterapia e Quimioterapia
- AVC
- Asma
- Hemodiálise
- Transplante de medula óssea
- Hipertensão
- Disfunção na tireóide
- Alterações hormonais durante a gravidez e  a menopausa

Como é o tratamento ?

Depende da análise individual de cada caso particularmente. Existem alguns medicamentos específicos que podem ser prescritos ao paciente após uma meticulosa análise que é realizada por profissionais especializados no Instituto Smile, que conseguem excelentes resultados, obviamente associados à remoção de possíveis fatores envolvidos na causa da secura bucal.

Escrito Tuesday, 3 March 2009 na categoria Matérias.

Deixe sua mensagem.

Translate to English Translate to English Translate to English Traducir al español Traduzir para o Português Traduci in italiano